Dicas e Novidades

 

                       Especial de Verão para 2012
                                               Novidades quentes, preparadas
                                                     especialmente para você!

Massagem dermoativadora para combater a celulite

 No verão cresce a preocupação das mulheres em manter o corpo saudável e em forma, livre daquelas gordurinhas localizadas que tanto incomodam. Com a contagem regressiva para a estação mais quente do ano, os tratamentos estéticos são os grandes aliados no combate a problemas como redução de medidas, flacidez e as temidas celulites.
Dividido em até quatro estágios, o famoso aspecto "casca de laranja" que a celulite causa na pele, pode ser provocado por diversos motivos como alimentação inadequada, sedentarismo, fatores hormonais, excesso de peso, entre outros.
Para auxiliar na luta eterna das mulheres contra esse dilema, alguns centros de beleza e estética, como a Evelyn Carvalho Estética e Saúde, foram buscar uma nova solução: a Massagem Dermoativadora.

Baseado nas massagens sueca e belga, o tratamento associa a cosmetologia com o uso do Celumix - uma espécie de ‘escova’ com cerdas que causam uma leve vermelhidão na pele, fazendo com que aconteça a oxigenação do tecido. Destinado para combater principalmente a celulite e auxiliar na redução de medidas, a massagem é realizada com movimentos intensos e repetitivos, pois atua diretamente na reorganização da gordura.
Com o objetivo de promover a modelagem corporal, o tratamento poder reduzir de três a quatro centímetros por mês, mas segundo a Esteticista Evelyn Carvalho, esse número pode variar de acordo com o organismo de cada pessoa.
"A Massagem é recomendada para todos os graus de celulite. Quem tem celulite de grau três, por exemplo, pode até chegar ao primeiro grau". Cada sessão dura cerca de 1h30. O serviço custa, em média, R$ 45,00 a sessão.
As três fases da Massagem Dermoativadora
- Cosmocêutico: Na primeira fase, a esteticista aplica no corpo um creme com princípio ativo firmante, que estimula a circulação e acelera o metabolismo. Além de promover a quebra das moléculas de gordura, reduz o inchaço corporal;

- Manobras Manuais: Após a aplicação do creme, acontece uma massagem intensa com movimentos repetitivos, que auxilia na modelagem corporal ativando a circulação, eliminação da gordura localizada e redução de medidas.
- Celumix: Essa ‘escova’ causa uma leve vermelhidão na pele, fazendo com que aconteça a oxigenação do tecido, contribuindo permeação do principio ativo no corpo.
Principais benefícios fisiológicos
- Auxilia na redução da retenção hídrica e medidas;
- Mantém as medidas reduzidas;
- Incrementa a firmeza da pele;
- Aumenta a circulação sanguínea e linfática;
- Ajuda na liberação de toxinas acumuladas no tecido.




É HORA DE RELAXAR: Conheça as técnicas que estão em alta neste verão

A pele facial é uma das nossas principais apresentações, a nossa identidade.

A massoterapia consiste na aplicação de técnicas de massagem para finalidade terapêutica, anti-estresse, relaxamento, estético e esportivo. A técnica se baseia na manipulação manual dos tecidos moles do corpo, sendo que alguns massoterapeutas também podem realizar movimentos nas articulações do paciente e fazer aplicações de calor, frio e vibrações.

 

Massagem relaxante com pedras quentes

 É um recurso terapêutico que tem por objetivo, relaxar a musculatura e proporcionar alívio nas tensões de todo o corpo, assim como, o equilíbrio energético nos corpos sutis. Conduzido de forma suave, mas firme, proporciona uma sensação de conforto e estabilização de todo sistema. Este procedimento terapêutico tem efeito rápido e bastante eficiente, em conjunto à drenagem linfática.

As pedras quentes eram utilizadas por monges na antiguidade para controlar a fome quando entravam em processo de desjejum, por isso a técnica auxilia na perda de peso. Além disso, a energia gerada quando as pedras quentes são friccionadas no corpo, chamada de piezoelétrica, diminui inflamações, melhora a regeneração celular.

 

Massagem relaxante com pindas


Originário das antigas terapias orientais, e reconhecido através dos seus resultados esta técnica encontra-se de certa forma ligada ao fundamento da moxibustão, através da aplicação de calor em pontos de shiatsu ou da acupunctura.


Esta foi transmitida ao longo do tempo, de geração em geração, tendo esses ensinamentos conseguido chegar até aos dias de hoje, graças à preservação das tradições.


As Pindas, são saquinhos de linho que no seu interior têm ervas medicinais, aromáticas e especiarias com propriedades tanto relaxantes como estimulantes, as quais são previamente aquecidas, de forma a criar o efeito terapêutico desejado, equilibrando a energia interior.

Esta técnica pode ser aplicada recorrendo a várias manobras de massagem, criando um relaxamento profundo e uma conexão com o nosso interior, através de uma paz e harmonia, subtilmente proporcionadas com o auxílio de aromas, de música, de toques e descompressão de energias retidas pelo nosso corpo.

Temos um tratamento que beneficía desde os pés a cabeça, proporciona um relaxamento profundo, combatendo situações de elevado stress, controlando estados depressivos, provocando um relaxamento muscular, aumentando a auto-estima, elevando o estado de consciência e facilitando a concentração e a meditação.
As ervas aromáticas mais utilizadas são a alfazema/lavanda, camomila, jasmim, rosa, neroli, laranjeira, erva-limão e a canela, tendo sempre em conta o tratamento pretendido.


Massagem com Bambu
Resumo
Que tal uma boa massagem relaxante e energizante? A massagem de bambu, ou bamboo massage, é originária da França e chegou há pouco tempo no Brasil. Associa técnicas do shiatsu, ayurvédica e drenagem linfática. Os bambus utilizados são de tamanhos diferentes e agem como se fossem os dedos das mãos, só que prolongados. Antes de iniciar a massagem, utiliza-se um óleo, que é escolhido de acordo com o estado de espírito da pessoa, pois a massagem de bambu trabalha com o corpo e a mente.


Passos
1 - Estimula as glândulas das regiões massageadas;
2 - Auxilia na diminuição da celulite;
3 - Funciona como uma drenagem linfática;
4 - Alivia as tensões do dia-a-dia;
5 - Se aplicada na face, a massagem de bambu serve como tratamento anti-envelhecimento.


Importante
A massagem de bambu é indicada para ser feita uma vez por semana com duração de uma hora








Por isso, precisamos ter sempre os melhores cuidados com ela.
Ou seja, diariamente!
Independente da estação ou do biotipo.
Garantir o viço, a beleza, evitar ao máximo o aparecimento de rugas e flacidez, ou amenizá-las, a pele precisa de atenção diária.
Mulheres com pele seca sabem que a influência genética é fator determinando, mas que a falta de brilho pode fruto de fatores externos: ar condicionado, lavagem excessiva do rosto, banho quente, tempo seco e frio extremo, principalmente no inverno, a falta do suor contribui para deixar a pele ainda mais seca, mas não está restrito apenas a estação do ano mais fria. Nos casos extremos podemos perceber a escamação da pele e até vermelhidão e coceira. Um dos primeiros sinais da falta de água se dá na pele e nas mucosas. “Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas através das fezes, urina e suor, o que deixa a pele mais bonita.
Felizmente, a evolução na industria que cria e desenvolve cosméticos permite um leque cada vez maior de opções de cuidados, os coemocêuticos, por exemplo unem as áreas cosmética e farmacêutica, ou seja, beleza aliada a saúde da pele. De acordo com a dermatologista, cosméticos têm aplicação tópica e agem na camada mais superficial da pele. "Já os cosmecêuticos atuam na função biológica da pele, melhorando o aspecto e levando os nutrientes importantes para uma pele saudável", explica. A especialista destaca que, praticamente, não existem efeitos colaterais dos cosmecêuticos, pois estes produtos contêm menos substâncias químicas. "Os cosmecêuticos podem conter, por exemplo, alfa hidroxiácidos, vitaminas, retinol, ervas, extratos botânicos, entre outros. A utilização destes produtos não depende de liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)&nb sp;e nem da Food and Drug Administration (FDA)",

Dicas dos experts!
“A dica principal para amenizar a pele seca é abusar do hidratante com extratos de vitaminas E, A e C para amenizar a secura da pele. Evite banhos longos e água muito quente, ainda mais no inverno. Aposte nos sabonetes menos abrasivos e com hidratantes na fórmula. No rosto, tenha um sabonete específico”,
 “O bloqueador solar deve ser usado diariamente, independente do dia ensolarado, ou não. Aposte naqueles hidratantes especiais para o rosto, ou então a base com protetor solar que age de forma homogenia ao usar a maquiagem”,
Maquiar uma pele seca acaba fechando os poros, deixando mais ressecada e com escamas.
Qual é a melhor maquiagem para esse tipo de pele?

 “Uma pele seca deve receber produtos que não sejam em pó, o ideal é que seja cremoso, assim não resseca a pele e não terá escamação”.

Já as oleosas…

Este tipo pele é a que mais sofre nesta época do ano. Afinal, ninguém gosta de andar pelas ruas com um rosto que parece estar derretendo em bicas. Aqui a genética também é fator determinante, mas há outros agravantes, são eles: estresse, maus hábitos alimentares, excesso de sol e alterações hormonais.
Se este é o seu caso, além de rever certos hábitos do dia a dia para se reequilibrar emocionalmente, já que nosso cérebro comanda tudo. Procura relaxar, e se possível, evitar situações estressantes e cuidar melhor do que se ingere e seguir algumas dicas dos entendido no assunto.

Confira as dicas de como manter a pele limpa e livre do brilho excessivo.1. Higienização da pele
“Na hora de levar o rosto, opte por um sabonete facial neutro próprio para o rosto e para remover a oleosidade da pele. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite. Muitas pessoas acham que lavar o rosto diversas vezes por dia faz com que a oleosidade diminua, mas na verdade, quanto mais se lava o rosto, maior é a produção de sebo, que deixa o rosto ainda mais oleoso”,.
2. Hidratação da pele
“Mulheres com pele oleosa devem evitar ao máximo passar cremes hidratantes no rosto, mas isso não significa ter que deixar de se hidratar. É importante dar preferência a produtos à base de gel não oleosos e livres de óleo. Este tipo de produto irá repor a nutrição da pele, além de evitar a perda de água e colaborar para a não obstrução dos poros”,
3. Tonificação
“Fazer uma limpeza no rosto com uma loção tônica é fundamental para regular os poros dilatados e equilibrar o PH da pele, que quando em excesso, deixa a pele brilhosa. O ideal é escolher uma loção com baixa quantidade de álcool para inibir a oleosidade da pele”,

4. Prteção e limpeza

“Para proteger a pele dos raios UVA/UVB o ideal é preferir protetores solares a base de gel. É fundamental usar o produto todos os dias, mesmo em dias frios, para evitar o envelhecimento precoce da pele”,





Exercícios físicos melhoram a qualidade de vida de idosos
Com orientaçãoadequada e muita disposição, idosos ganham espaço nas atividades oferecidas pelas academias
Foto: F.L. Piton / A Cidade Roberto Igna educadora física Keitty Carvalho
A ciência já provou: a prática regular de exercícios é a melhor forma de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. E nunca é tarde para iniciar a vida esportiva, nem mesmo na terceira idade.


O geriatra Paulo Fernandes Formighieri, de 33 anos, diz que a prática dos exercícios físicos beneficia o físico e a mente dos idosos. Ele explica que existem dois caminhos: um é o benefício físico, como o fortalecimento dos ossos, que diminui o risco de fraturas, e o outro é o benefício do convívio social.


"O idoso ter compromissos, ter convivência com outras pessoas e todo estímulo à socialização é extremamente positivo. E existem estudos recentes apontando para a melhora dos processos cerebrais, como a memória, raciocínio, orientação de tempo e espaço, capacidade para abstrair significados, entender contextos e de programar atividades", afirma Formighieri.


Mas, pode-se dizer que a prática de exercícios na vida do idoso ainda é pequena devido a um contexto cultural. Segundo o médico, ainda existem pessoas que pensam que exercícios físicos são apenas para os mais jovens. "É muito mais fácil para quem desde a adolescência já tem um hábito de praticar e continuar praticando exercícios físicos do que para quem quer começar do zero. E muitos idosos ainda acham que vão sofrer preconceito ao freqüentar uma academia".


"Desmistificar isso não é algo fácil", afirma o médico. "Existem poucas academias realmente preparadas para trabalhar com essa população. Mas, cada vez mais, os profissionais são formados para dar uma atenção diferenciada para este tipo de esportista", completa Formighieri.

Educadora física sugere os melhores exercícios
Normalmente surgem algumas dúvidas a respeito do que é melhor para a saúde do idoso que pratica atividades físicas. Tudo vai depender do que a pessoa busca com os exercícios.


Se o objetivo for a melhora da condição cardiovascular, redução da pressão arterial, melhora dos níveis de colesterol e da função do coração, os exercícios aeróbios são mais eficazes. Por outro lado, para aumentar a massa muscular, a força e a qualidade dos músculos, os exercícios com pesos são mais eficientes.


A educadora física Keitthy Carvalho diz que tanto os exercícios aeróbios quanto os exercícios com pesos são essenciais. "Cada exercício tem um objetivo e um ganho. Para ajudar na prevenção à osteoporose, por exemplo, a pessoa precisa praticar algo que tenha impacto, como a caminhada. Por isso não adianta apenas fazer hidroginástica. Na água, a pessoa perde totalmente a gravidade e esse impacto que ajuda no fortalecimento dos ossos", explica.


Para um bom treino, Keitthy recomenda os exercícios aeróbicos no início, como andar, pedalar e nadar. Depois, durante o treinamento, o ideal é partir para os exercícios resistidos, como os pesos e aparelhos. No final, trabalhar a parte abdominal e finalizar com o alongamento, que favorece a flexibilidade.


"Mas, no caso dos idosos, tudo vai ser trabalhado respeitando os limites individuais, quanto à capacidade de suportar certos exercícios ou aparelhos e seus objetivos", explica a educadora física.

Avaliação médica é fundamental
A educadora física Keitthy Carvalho, de 27 anos, diz que muitas academias não se preocupam com a população da terceira idade por causa dos problemas físicos e cardíacos que ela possa apresentar. "A atenção para esse tipo de público é o fator principal. Eles precisam de interação para que não se sintam isolados", explica a educadora, que trabalha com alunos que vão da adolescência até os 92 anos de idade.


Keitthy alerta que, em qualquer idade, mas especialmente entre as pessoas idosas, é fundamental passar por um médico antes de começar a praticar as atividades físicas. "Antes, é preciso procurar um médico, se orientar e fazer exames. Depois é só procurar um educador físico e começar".


INFORMAÇÃO A SERVIÇO DA SUA AUTO-ESTIMA


Ter uma pele bonita e saudável é o que muitos desejam! Já existem métodos para que isso aconteça, mas muitos deles provocam lesões na pele, assim como os peelings químicos, onde é são aplicados ácidos na pele para o lixamento, deixando-a com vermelhidões.
Novas técnicas de microdermobrasão chegam para oferecer resultados surpreendentes, além de serem métodos lunchtime, ou seja, podem ser feitos durante as atividades do trabalho ou da faculdade, sem precisar de um afastamento, já que a técnica não provoca uma descamação profunda e nem lesões na pele.

O peeling de cristal, ou o de diamante é procurado para tratamentos de seqüelas de acnes, queloides, sulcos, cicatrizes, rugas superficiais, manchas, sardas, poros dilatados e estrias. É indicado para todos os tipos de pele, inclusive negras ou orientais.

A técnica do peeling de cristal é feita a partir de um equipamento que realiza uma esfoliação da pele com microcristais de óxido de alumínio. Os microcristais são aplicados sobre a pele e aspirados pelo próprio equipamento a vácuo.


O peeling de diamante é realizado com uma “caneta” de ponteira e uma lixa diamantada que é passada sobre a pele úmida. Esta mesma ponta também aspira impurezas da pele. Pode ser realizado em qualquer parte do corpo, sendo as mais procuradas o rosto, colo e as mãos.
As imperfeições da pele podem desaparecer por completo e após a primeira sessão do peeling de cristal ou de diamante a pele fica mais clara, fina, sedosa e com menos rugas. Depois de algumas sessões, as linhas de expressão e as manchas somem!
Acompanhe passo a passo de como é realizado o peeling de cristal:

-
Para começar o tratamento, a pele deve estar bem limpa. É aplicado um gel de limpeza facial para retirar todas as impurezas e maquiagem da pele;
- Para tirar a oleosidade, é passada uma loção adstringente com algodão;
- Com os olhos protegidos inicia-se a aplicação do peeling com movimentos de vai e vem sobre o rosto. O grau de pressão que é aplicado o aparelho contra a pele, pode ser superficial, médio ou profundo, dependendo do tratamento que foi indicado;
- Com o próprio aparelho são retirados os cristais que ficaram na pele;
- Passa-se uma loção tônica para retirar o que sobrou do produto e para finalizar, o protetor solar que é aconselhável a todos os tipos de pele.

Acompanhe passo a passo de como é realizado o peeling de diamante:
- Também é aplicado um gel de limpeza facial para tirar todas as impurezas e maquiagem da pele;
- Para tirar a oleosidade, é passada uma loção adstringente com algodão;
- Escolhe-se qual ponteira vai ser usada (depende do grau de profundidade que vai ser aplicado na pele);
- Passa-se a ponteira por todo o rosto, provocando uma esfoliação e sucção de células mortas;
- Passa-se uma loção tônica para retirar o que sobrou do produto e para finalizar, o protetor solar que é aconselhável a todos os tipos de pele.

O preço das sessões varia de R$ 60,00 a R$ 150,00 e é realizada em menos de 30 minutos. Indica-se fazer uma vez por semana ou a cada 10 dias, conforme a necessidade.

Após ter feito o peeling, aconselha-se não sair no sol por algum tempo e passar todos os dias, protetor solar com o mínimo de FPS30 no rosto, além de clareadores noturnos. Outra dica é lavar o rosto com água termal.
Peeling de cristal X Peeling de diamante
Aplicação: Na aplicação a maior diferença é que o peeling de cristal aplica diretamente na pele o óxido de alumínio, enquanto o peeling de diamante é aplicado através de uma ponteira diamantada;

Abrasão: O peeling de cristal é mais abrasivo, ou seja, é mais dolorido e provoca vermelhidões na pele. O peeling de diamante é mais leve e retira somente uma parte da epiderme, não causando tanta dor e nem as vermelhidões;

Tipos de pele: Para peles mais velhas e que precisam de uma esfoliação mais profunda, o peeling de cristal é o mais indicado; diferente do peeling de diamante que é para peles mais novas e que não necessitam de uma esfoliação abrasiva;
Benefícios: Em ambos os tratamentos, há a remoção de seqüelas de acnes, quelóides; melhora de cicatrizes, manchas, rugas, linhas de expressão; remoção de células mortas e estimulação de colágeno e elastina na pele.

O tratamento só pode ser feito por especialistas.

O inverno é a estação mais indicada para fazer tratamentos de pele, pois está mais desprotegida dos agentes externos, como vento e o frio.

Não esqueça de fazer tratamentos de manutenção diário  para manter a pele linda firme e  saudável.
Use um sabonete adequado para seu tipo de pele, um tônico para controlar o PH e filtro solar a cada 3 horas.

Chá Verde e seus benefícios

Originário da China o chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis; é chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento. Muito popular no oriente em especial na China e no Japão, o chá verde ficou conhecido no ocidente há pouco tempo. Estudos medicinais indicam que o chá verde é rico em substancias antioxidantes que evitam a ação dos radicais livres em nosso organismo; combatendo o cancer, o colesterol, fortalecendo as artérias e veias, prevenindo doenças cardiacas e circulatórias e combatendo o envelhecimento. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. O chá verde é diurético e também um excelente laxante natural.
O chá verde possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2; e é uma bebida capaz de reduzir a gordura abdominal. Ajuda ainda a manter o peso  contribuindo para aumentar os gastos energéticos e auxiliar a “queimar” as reservas de gordura.

Devido à imigração japonesa, o chá verde  também é produzido no estado de São Paulo (Brasil). É cultivado também no arquipélago dos Açores, na ilha de São Miguel.

Preparação do Chá Verde:
A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais.
A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam
sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo
de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

 

Conheça alguns benefícios dos chás

*Chá de Alecrim - Indicado para stress físico e mental, depressão, gota, reumatismo, facilita a digestão.
*Alfazema - Indicado para insónias, excitação nervosa, alivia nevralias (dores de cabeça), tosse, asma, bronquite.
*Arnica - Analgésica e anti-inflamatória em casos de traumatismos, luxações, entorses, hematomas, distensões musculares e ainda como antisséptica em afecções bucais e furúnculos.
*Ban-chá - Depurativo cuja acção acentua a eliminação de toxinas aumentando a diurese e facilitando a digestão.
*Boldo - Tónico do aparelho digestivo, aumenta a produção da bilis eliminando gases, cálculos na vesícula e no combate das afecções do fígado e baço.
*Camomila - Auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarréia. Indicado como calmante para insónia e nervosismo.
*Carqueja - Acção benéfica sobre o fígado e intestino aliviando azia, má digestão, gastrite, prisão de ventre, etc.
*Catuaba - Tónico do sistema nervoso amenizando o nervosismo, insónia, fadiga cerebral, impotência sexual, tosse e bronquites.
*Cofrey - Acção terapêutica nas afecções sobre o aparelho respiratório como amigdalite, laringite, faringite e cicatrizante de fissuras, feridas e abcessos, eczemas, podendo ser usado com cautela em processos internos como úlceras gástricas e duodenais.
*Erva Cidreira - Insónia, nervosismo, cólicas no ventre e gases.
*Erva Doce - Alivia cólicas menstruais, de recém-nascidos e abdominais, também auxilia a má digestão.
*Eucalípto - Trata inflamações das vias respiratórias como tosse, rouquidão, bronquite, asma e alivia estados catarrais.
*Hortelã - Atenua azia, gases e cólicas. Vermífuga (lombriga e oxiurus). Alivia asma e bronquite.
*Jasmim - Tónico, indicado contra sonolência e combate acessos de asma. Excelente diurético.
*Maçã - Sedativo, digestivo, anti-diarréica e também indicada nos casos de colite.
*Malva - Afecções das vias respiratórias como bronquite, tosses catarrais, laringite e nos processos inflamatórios de boca e garganta, através de bochechos e gargarejos. Antisséptico de vias digestivas e urinárias.
*Maracujá - Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insónia, palpitações, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.
*Melissa - Sedativa em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjoos e espasmos. Alivia dores de cabeça.
*Menta - Indicado para má digestão, gases e cólicas.
*Poejo - Anti-inflamatório, acção espectorante no processos respiratórios como tosses catarrais, antiespamódico e ainda depurativo.
*Salvia - Estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e menstruais. Indicada nos casos febris com sudorese intensa. Acção antisséptica na higiene bucal e em afecções da pele de origem micótica e feridas.
*Stévia - Adoçante usado nas dietas de emagrecimento, na alimentação infantil e por não interferir na glicemia pode ser usado por diabéticos.
*O chá da flôr de sabogueiro serve para combater as bronquites, as queimaduras, o ruematismo, as hemorroidas ou mesmo as infecções dos olhos ou da pele.
*O poejo é utilizado no caso de gripe ou de tosse.
Para combater as indigestões, as cólicas ou as insónias pode-se tomar um chá de erva cidreira ao qual se deve juntar uma casca de limão.
*A doce lima (lucia lima) utiliza-se para a cura das dores de estômago.
*O chá da erva de S. Roberto pode ser utilizado no combate das inflamações intestinais e ginecológicas, hemorroidas e diabetes.
*As malvas são utilizadas no caso de bronquites, tosse ou inflamações.
*A pimpinela serve para aliviar as diarreias ou hemorroidas ou tratar as irregularidades da menstruação.
*As folhas de oliveira também podem ser utilizadas na preparação de chás para o tratamento de diabetes ou doenças ligadas ao coração.
*O chá feito com barbas de milho serve para combater as dores de rins ou da bexiga, o reumatismo ou a hipertensão arterial.
*A flôr da carqueja serve para tratar os diabetes ou as constipações.
*O hipericão trata as necessidades aperitivas e degestivas(estômago).
*O chá da salva do mato é utilizado para os problemas estomacais como as indigestões ou as dificuldades em ingerir, serve também como fortificante.
*O fel da terra serve para tratar as diarreias ou para fazer baixar a febre.
*A erva da prata é utilizada na preparação de chás no caso das dores abdominais.
*O chá do alecrim tem várias finalidades, tratar o colesterol, as dores de dentes ou enxaquecas, as doenças de coração ou mesmo nos casos de celulite.

Fotoenvelhecimento

Ao contrário do que se pensava há alguns anos, grande parte das alterações que encontramos na nossa pele, especialmente após os 30 anos, não são decorrentes do aumento da idade e sim da exposição ao sol durante toda a nossa vida. O termo fotoenvelhecimento é usado atualmente para caracterizar as alterações causadas pelo sol em nossa pele. Seus principais sinais são:

- rugas
- manchas marrons
- aspereza
- telangiectasias (pequenos vasos na superfície da pele)
- cor amarelada da pele

Toda essa exposição solar ocorre especialmente no nosso dia-a-dia: no carro, nas caminhadas na hora do almoço, durante a prática de esportes etc.

As nossas atividades diárias contribuem com aproximadamente 80% da nossa exposição solar total. Os raios solares que estão mais envolvidos no processo do fotoenvelhecimento são os raios ultravioleta, que são divididos em dois tipos UVA, que penetram até as camadas mais profundas da pele, e os UVB, que tem uma atuação na camada mais superficial da pele. Mas no geral, ambos podem ser nocivos à saúde.


Dicas:

Como é possível evitar o fotoenvelhecimento?
O primeiro passo é conversar com seu dermatologista para avaliar alguns pontos importantes: seu tipo de pele, grau de exposição solar, fototipo (como sua pele se bronzeia após o sol), determinar qual o melhor protetor solar para você como usá-lo, além de outros cuidados que devem ser observados.

Aqui vão algumas dicas que você já pode começar a seguir:- evitar exposição solar nos horários de maior intensidade de radiação - entre as 10 e 16 horas, sem se esquecer do horário de verão.

- usar, diariamente, protetores solares de FPS 15 ou maior que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB;

- proteger as áreas mais expostas do corpo usando chapéus de abas largas, roupas folgadas de tecidos naturais e óculos escuros.

Existe atualment um tratamento?Hoje o arsenal do dermatologista está bastante amplo. Existem várias formas de tratamento, muitas vezes tão simples quanto passar um creme regularmente nas áreas comprometidas. Tudo vai depender do grau de fotoenvelhecimento de sua pele, do tempo de que você dispõe para o tratamento, da avaliação de seu especialista e de quais opções são mais adequadas.

Consulte sempre o seu dermatologista.








Fonte: JANSSEN-CILAG